\☺/\☻/ OLÁ ,SEJA BEM VINDO! <<<<<<<<<<<<<<<<\☺/\☻/>>>>>>>>>>>>>>>> "Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao-tsé) <<<<<<<<<<\☺/\☻/>>>>>>>>>> O Guia de turismo é um profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos <<<<<<<<<<<\☺/\☻/>>>>>>>>>>> O Guia atua no acompanhamento de grupos de turistas em excursões regionais, nacionais ou internacionais, prestando informações sobre as manifestações culturais e geográficas da região, como também na assistência ao turista durante as viagens <<<<<<<<<<<<\☺/\☻/>>>>>>>>>>>> "Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países."( Aldous Huxley )<<<<<<<<<<<<\☺/\☻/>>>>>>>>>>> "As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência."( Francis Bacon ) \☺/\☺/\☺/\☺/\☺/\☺/\☺/\☺/\☺\/☺/

Salvador vai sediar a copa do mundo

Salvador é uma das cinco sedes da Copa das Confederações de 2013

O anúncio oficial só vai acontecer no dia 29 de julho



A FIFA e o Comitê Organizador da Copa do Mundo definiram as cinco sedes da Copa das Confederações, que vai ser disputada em 2013, no Brasil. Salvador (Fonte Nova), Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio) e Brasília (Estádio Nacional) vão receber os jogos da competição. O anúncio oficial só vai acontecer no dia 29 de julho, um dia antes do sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa, em um evento na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Todos os cinco estádios passam por obras de modernização para a Copa do Mundo de 2014. Se, por algum motivo, algum dos cinco palcos não ficar pronto até a Copa das Confederações, o Comitê Organizador não vai incluir uma nova sede. E a competição seria disputada em apenas quatro cidades.
São Paulo, que ainda não começou a construção da Arena Itaquera – que vai pertencer ao Corinthians – está fora da Copa das Confederações. A Fifa descartou usar na competição outro estádio, que não fosse o mesmo utilizado na Copa do Mundo de 2014. As informações são do Globo Esporte.
As obras do Metrô e da Arena Fonte Nova estão com atrasos, segundo relatório apresentado nesta terça-feira (12) pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea/BA). As vistorias foram feitas no dia 5 deste mês para verificar o avanço das obras para a Copa 2014.

Atrasos na obra da Fonte Nova
As obras do Metrô e da Arena Fonte Nova estão com atrasos, segundo relatório apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea/BA). Até abril, apenas 15% da obra, iniciada em maio de 2010, estava pronta. O prazo para que a construção seja finalizada é dezembro de 2012. Outros pontos apontados pelo relatório do Crea são a falta de um estudo ambiental nas proximidades da Fonte Nova e sobre como tornar a Arena economicamente viável.



O estádio do Maracanã passa por obras de recuperação, assim como Fonte Nova

.

São João da Bahia será lançado em outras cidades


São João da Bahia será lançado em São Paulo e Minas Gerais

09/05/2011

Principais emissores de turistas para a Bahia, com mais de 2 milhões de visitantes enviados por ano, os estados de Minas Gerais e São Paulo vão sediar os eventos de lançamento do São João da Bahia, promovido pela Secretaria de Turismo da Boa Terra. O objetivo é mostrar o potencial da maior festa regional do Brasil para mais de 1 mil operadores e agentes de viagem de Belo Horizonte e da capital paulista.
Os eventos ocorrerão nos próximos dias 16 (segunda-feira), na Terra do Pão de Queijo e 18 (na Cidade da Garoa) e contarão com a presença de forrozeiros baianos como Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Estakazero e Targino Gondim.
De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, dirigentes das principais operadoras de turismo do país já confirmaram presença no lançamento do São João da Bahia. “Vamos aproveitar, que este ano a festa cai no feriadão de Corpus Christi, e trazer milhares de turistas para o nosso Estado”, afirmou.
Além de agentes e operadores, o São João da Bahia também será mostrado à imprensa nacional e à especializada. “Fazemos questão de convidar os jornalistas dos cadernos de turismo dos principais jornais e veículos especializados para mostrar que aqui se faz o maior evento junino do país”, acrescenta.
Representantes de prefeituras de diversos municípios também participarão do lançamento em Belo Horizonte e São Paulo.
Maior festa regional do Brasil
Com festa em praticamente todas as regiões do Estado, o São João da Bahia configura-se na maior festa regional do Brasil. “Este é o nosso diferencial com relação a outros estados. Temos festa no Sertão, na Chapada (Diamantina), no Oeste e, agora também no litoral, como em Salvador, que terá seis dias de programação no Pelourinho”, avalia o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli.
Conforme o titular da Setur, já há entendimentos inclusive com o trade baiano para a formação de roteiros para cidades que estão num raio de até 300 km de Salvador. “As operações de bate-volta estão a todo o vapor e muitas empresas já formataram pacotes para que os turistas aproveitem a programação no interior e retornem para pernoitar em Salvador. Além disso, a capital terá um vasto leque de atrativos, com um palco no Terreiro de Jesus e um no Largo do Pelourinho, assim como coretos e pequenas apresentações nas praças do Pelô”, completa Leonelli.              


feiras livres na cidade

Projeto resgata memória das feiras livres na cidade

Atualmente, a feira livre está concentrada no Centro de Abastecimento, mas com a pesquisa através de fotos, visitas em locais e estudo, a professora explicou que as características da atividade continuam as mesmas.
07/05/2011 09:24
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Paulo José / Acorda Cidade

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Ilani Silva
O projeto Resgate que tem como coordenadora a professora Osana Bastos proporcionou aos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho o desenvolvimento da cidadania e o resgate das origens de Feira de Santana.
Com o trabalho realizado sobre as feiras livres, resgatando a memória do colégio Santanópolis, primeiro instituto de formação profissional da cidade, a professora e os alunos observaram que a feira, nas décadas de 70 e 80, era realizada ao longo da avenida Getúlio Vargas e passava pela porta do colégio citado.
Atualmente, a feira livre está concentrada no Centro de Abastecimento, mas com a pesquisa através de fotos, visitas em locais e estudo, a professora explicou que as características da atividade continuam as mesmas.
“Os alunos se emprenharam na pesquisa, mas o único problema encontrado foi a demolição de alguns prédios que fez falta na hora do estudo, como por exemplo, o próprio prédio do colégio Santanópolis”, disse Osana Bastos.
Ainda de acordo com a professora, o ponto positivo do estudo é que a percepção dos estudantes mudou em relação a Feira de Santana, depois de observar os detalhes e resgatar a memória das feiras livres. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade

Sobre a Profissão

O que faz esse profissional?
O trabalho do guia é acompanhar os turistas, servindo como líder e animador do grupo, elemento facilitador das relações entre os passageiros e administrador das eventuais surpresas que ocorrem durante as viagens.
voltar-->>
Qual o perfil desse profissional?
Deve ser uma pessoa com espírito de liderança, desembaraçada, criativa, com boa capacidade de comunicação, possuir iniciativa, bom humor, alto astral, cultura geral e gostar do que faz. A Marc Apoio não vai lhe dar tudo isso, mas você vai se surpreender com as qualidades que já possui e serão desenvolvidas ao longo do curso.
voltar-->>
O que se estuda no curso?
O objetivo geral é dar ao aluno além de todos os aspectos técnicos da profissão, uma ampla bagagem cultural, capacidade de lidar com pessoas e administrar situações difíceis. Esse aprendizado é útil não apenas no campo profissional, mas também na vida pessoal.
voltar-->>
É possível trabalhar como guia de turismo apenas parte do tempo? 
Dos guias de turismo que atuam no Rio de Janeiro, metade deles possui outra profissão e trabalha em finais de semana, férias ou horários alternativos.
voltar-->>
Onde ele pode trabalhar?
As operadoras de turismo são as principais contratantes de guias de turismo. Empresas de grande porte também costumam contratar serviços de guias para acompanhar executivos de fora em visita à nossa cidade. Embora não seja previsto na legislação, muitos guias organizam passeios e visitas por conta própria. Na Marc Apoio você recebe orientação sobre o ingresso no mercado de trabalho, quais são as principais agências e ainda tem facilitado o seu ingresso numa cooperativa de guias.
voltar-->>
Como é o mercado de trabalho? 
O turismo é um setor que está em franca expansão, como podemos acompanhar em todos os jornais. No entanto, como em qualquer setor, a procura maior é por profissionais bem qualificados e com alguma experiência. Na hora da contratação, boa qualificação e alguma prática são fundamentais. Os cursos da Marc Apoio possuem a maior carga prática do Brasil. Nossos alunos saem com a experiência necessária para ingressarem numa nova profissão.
voltar-->>
Como posso ingressar mais facilmente no mercado de trabalho?
Conhecer o mercado e os profissionais mais importantes sempre facilitam o ingresso. Na Marc Apoio os principais operadores (pessoas que contratam os guias) costumam vir conhecer os alunos e dizer o que esperam dos profissionais que vão trabalhar em suas empresas.
voltar-->>
Qual a sua remuneração?
O Guia de Turismo, normalmente, é um profissional autônomo que presta serviços para diversas empresas (free lancer). Por esse motivo, a sua remuneração costuma ser variável, em função dos trabalhos realizados. Os guias também recebem comissões e gorjetas. Um profissional experiente pode tirar de R$ 1.500,00 a mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP).
voltar-->>
Existe idade máxima para ser Guia de Turismo?
A profissão de Guia é bastante exigente no aspecto resistência física. São muitas viagens, passeios que duram o dia inteiro, acompanhar turistas nas compras, jantares e shows etc. Por esse motivo, é uma profissão para pessoas din-micas e ativas. Desde que apresentem boa disposição a idade não é impedimento. Por se tratar de uma atividade que requer ótimo relacionamento com pessoas, experiência de vida é muito desejada. Muitas pessoas se tornam guias após a aposentadoria ou depois de exercerem por muitos anos outras profissões.
voltar-->>
O curso é reconhecido?
Existem dois tipos de reconhecimento. O primeiro é o reconhecimento legal, que dá ao aluno formado direito a se cadastrar no Ministério do Turismo. Os cursos da Marc Apoio são reconhecidos pela ABAV e pela Embratur, desde 1987, e pelo Conselho Estadual de Educação, desde 1988. O segundo reconhecimento, este não oficial, mas também extremamente importante, vem do mercado. O melhor cartão de visitas que você pode apresentar a um profissional de turismo é ter sido aluno da Marc Apoio. As portas se abrirão com mais facilidade.
voltar-->>
O curso promove estágios? 
A filosofia de trabalho da Marc Apoio é apoiada no “fazer”. O aluno aprende em sala, coloca em prática o que aprendeu e é corrigido. Para isso conta com 7 excursões-laboratório, visitas técnicas e um programa de estágio no projeto “Fim de Semana no Centro” e em outras parcerias temporárias firmadas pela Marc Apoio. Nossos alunos saem com o treinamento prático necessário para entrar imediatamente no mercado de trabalho. A Marc Apoio possui a maior carga horária prática em todo o Brasil e isso faz toda a diferença para quem quer ingressar na profissão.
voltar-->>
A profissão é regulamentada? 
Sim. A profissão de Guia de Turismo é a única regulamentada no setor de turismo. Foi regulamentada pela Lei Nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993 . Isso significa que somente profissionais devidamente habilitados podem exercer a profissão no país.
voltar-->>
Existem diferentes categorias de Guia de Turismo?
Sim, a lei que regulamentou a profissão de Guia de Turismo instituiu diferentes categorias. Neste curso, você estará habilitado em duas categorias: Guia Regional e de Excursão Nacional.
De acordo com o Código Brasileiro das Ocupações (C.B.O.), o Guia de Turismo Regional (5-91.30) acompanha grupos de turistas ou visitantes no itinerário pela cidade ou em visitas a lugares de interesse histórico ou geral, fornecendo-lhes breves explicações durante o trajeto e dando-lhes a assistência requerida, para tornar interessante e proveitoso o roteiro turístico; indica aos turistas os lugares e obras de maior interesse, como monumentos, edifícios, pontes, museus e galerias de arte, mencionando seus nomes, localização e outros dados, para cientificá-los dos pontos incluídos no roteiro; faz breves comentários durante a permanência dos turistas nos locais escolhidos, indicando datas e fatos históricos e dando outras informações pertinentes, para proporcionar aos visitantes o conhecimento da história e do desenvolvimento artístico-social do local visitado; indica aos turistas os locais para refeições ou descanso, obedecendo às solicitações recebidas, para proporcionar-lhes conforto e bem-estar. Pode acompanhar grupos de pessoas em visita a locais como museus ou galerias de arte, fazendo comentários sobre os objetos ou quadros ali expostos. Pode servir como guia de turistas estrangeiros, expressando-se em mais de um idioma, além do nacional.
Já o Guia de Turismo de Excursão Nacional (C.B.O. 5-91.20) acompanha grupos de turistas em visitas, excursões e viagens, no Brasil ou na América do Sul, seguindo um itinerário previamente estabelecido, apontando locais de interesse e tomando providências referentes a acomodações e outros serviços, para proporcionar conforto ao grupo e tornar a viagem agradável e proveitosa; providencia as refeições e acomodações durante a viagem, contatando hotéis e escolhendo restaurantes ou locais semelhantes, para assegurar o bem-estar dos viajantes; pede a atenção dos turistas, durante o itinerário, para os locais de interesse, dando-lhes explicações sobre fatos históricos a eles relacionados ou fazendo outros comentários pertinentes, para tornar a viagem útil tanto no sentido recreativo, como cultural; orienta os turistas na programação de visitas individuais, indicando-lhes os locais agradáveis mais próximos, para atender aos interesses e preferências de cada participante.
http://www.marc-apoio.com.br/guia_turismo/#pergunta08
 Indicado pela aluna Aizes Viana- Ela Diz: esse site tem umas informações , tipo REMUNERAÇÃO,ÁREA E ATUAÇÃO.
Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!