A profissão do agente de viagens teve sua origem na Inglaterra e teve como primeiro agente de viagens Thomas Cook. Em 1841 ele fretou um trem para participantes de um congresso e também fundou a Thomas Cook and Son, a primeira agência de viagens registrada no mundo. A empresa de Thomas Cook tem atualmente agências espalhadas por todo mundo, sobretudo na Europa e Estados Unidos. Com o passar dos anos, a profissão foi se modernizando e adequando aos dias atuais. As agências de viagens e turismo atuam como intermediárias na prestação de serviços e o profissional desta área – o agente de viagens precisa atender as necessidades do cliente em todos os aspéctos, principalmente pela característica de intangibilidade que a prestação de serviços turísticos se enquadra.
Vender
viagens é vender “ sonhos”. Quando o cliente chega a uma agência de
viagens ele imagina a satisfação que esta viagem irá proporcionar seja
por motivo cultural, lazer e descanso. Por isso é de suma importância
que o agente de viagens saiba planejar corretamente para que todos os
anseios do cliente sejam atendidos. Porém, como o agente de viagens é um
intermediário entre as cias aéreas, hotéis , empresas terciárias de
transporte e recepção, muitas vezes, imprevistos e problemas podem
acontecer como: atrasos e cancelamentos de vôos , má qualidade de
serviços prestados em um hotel. Nestes casos, o agente, apesar de ter
prestado o seu serviço de forma eficiente, é prejudicado pois seu
intermediário não correspondeu as expectativas. Este é um dos maiores
desafios que o agente necessita para atingir a qualidade de seus
serviços prestados .Existem outros desafios que o agente de viagens vêm
enfrentando nos dias atuais:
A profissão do agente de viagens exige que haja clareza,
transparência , pleno conhecimento do serviço prestado e constante
atualização. Por mais que a tecnologia avance a cada dia ,a profissão do
agente continua sendo de grande importância, seu conhecimento , suas
experiências , suas informações precisas tornam-se grandes ferramentas
para uma boa viagem, tornando-se o agente de viagem um “consultor” de
viagens.Referências bibliográficas
TEIXEIRA, Nelson Gomes. A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo:Pioneira,1991.
TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de Agências de Viagens e Turismo.São Paulo: Aleph,2001.
IRVING, Marta de Azevedo. Turismo – O desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002.
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